“Preta Chave” é o novo single da compositora, rapper e cantora Nayra Lays, que começou a rimar há dois anos, no bairro Grajaú, onde nasceu. Com uma mensagem direta, a música foi escrita em 2016, em meio a descobertas pessoais e início em projetos dentro de sua quebrada.

Dois anos depois, Nayra sentiu que era a hora de colocar no mundo as ideias que nortearam seu começo, e lançar o single com um clipe. Para isso, se uniu ao coletivo “Quebramundo”, que também nasceu no Grajaú com o objetivo de impulsionar trabalhos dos artistas da região.

Dirigido pelo integrante do coletivo, o artista visual Gustavo Dias, o clipe de “Preta Chave” é cheio de referências de divas pop negras, e foi gravado em muitos lugares na própria quebrada. O objetivo era sair um pouco do que já se espera de um clipe de rap, misturando o que a artista e o coletivo gostam.

Transitando entre trabalhos mais melódicos, como os de seu primeiro EP, ORÍ, e versos afiados como em Money Acima dos Perreco (2016), e “Preta Chave”, Nayra Lays mostra que quer e pode falar sobre muito, do jeito que quiser.

“Eu sou rodeada por mulheres pretas que fazem seus próprios corres, que movimentam coisas, e acredito muito que não é um momento. O que somos e o que vivemos não tem a ver com o mercado. Tem a ver com a nossa ancestralidade. Como não vou acreditar que vamos longe? Preta chave é sobre e para todas essas mulheres, inclusive pra mim mesma”, celebra a artista. Tim, tim.

Ouça a Nayra no Soundcloud.

Siga a DAIMAG no Instagram.